quinta-feira, 26 de maio de 2011

Navegação e pesquisa na internet orientada por uma webquest

Navegação e pesquisa na internet orientada por uma webquest

Cursitas: Flavia Souza, Marinês Zanella e Zélia Maiberg Fogaça

O grupo foi formado por três professoras que trabalham na EEB Profª Dilma Grimes Evaristo, Flávia, Marinês e Zélia, de ciências, informática e língua portuguesa, respectivamente.
Em comum acordo o grupo optou por fazer uma webquest para pesquisa orientada, e após conversa com a outra professora de ciências, a Joseane, ficou combinado que o assunto seria o conteúdo que ela está trabalhando com os alunos da 6ª série, que trata sobre peixes.
A aula será dada no dia 07 de junho, no período da tarde para os alunos da 6ª série 02.
Na 4ª aula do dia marcado os alunos serão levados para o Laboratório de Informática da EEB Profª  Dilma Grimes Evaristo, onde orientados pela professora Joseane Dal Ri navegarão na webquest previamente preparada para este fim para responder algumas questões colocadas

O Título da webquest será:  Navegando com os peixes, que após preparada ficará estruturada da seguinte forma:

 INTRODUÇÃO 
Os peixes são animais vertebrados aquáticos que vivem nos rios, oceanos e lagos. Apareceram em nosso planeta há milhões de anos, muito antes da espécie humana. Atualmente, existem mais de 28 mil espécies catalogadas. O corpo da maioria dos peixes é coberto por escamas e, para se movimentarem, utilizam as barbatanas (nadadeiras).
De acordo com a estrutura física, podemos classificar os peixes em dois tipos: ósseos e cartilaginosos
A reprodução dos peixes acontece com a desova, através do fenômeno chamado piracema

TAREFAS:
Caros alunos:
Considerando os conteúdos que estão sendo abordados em nossas aulas de ciências, vamos fazer uma busca na internet para responder as questões a seguir afim de expandirmos o nosso conhecimento sobre a vida dos peixes.
1 – A que grupo de animais pertencem os peixes?
2 – De acordo com a estrutura física como podemos classificar os peixes?
3 – Qual é a estrutura física do bacalhau e do atum?        
4 – Os tubarões e arraias possuem qual estrutura física?
5 – Fale o que entendeu sobre o fenômeno piracema.
  PROCESSO
  Os alunos poderão navegar nos sites selecionados e relacionados abaixo para responder as questões http://www.suapesquisa.com/ (peixes);  http://www.infoescola.com/ (peixes ósseos, piracema); http://curlygirl.no.sapo.pt/osteites.htm (peixes ósseos); http://www.portalsaofrancisco.com.br/ (peixes cartilaginosos);  http://mundoestranho.abril.com.br/ (o que é piracema). Os alunos também terão acesso a dois vídeos encontrados no youtube, um que mostra os peixes subindo para a piracema http://www.youtube.com/watch?v=kh1zBvCxGW4; e outro que demonstra a força do peixe na piracema http://www.youtube.com/watch?v=5DW83sOCP-g,
Com os assuntos ordenados desta forma, teremos a nossa aula com um hipertexto.

AVALIAÇÃO
No final da aula, os alunos entregarão as questões respondidas em uma folha de papel que será avaliada pela professora Joseane.
Também será observado (não avaliado) o comportamento dos alunos diante de uma nova forma de pesquisa, na qual eles não estão habituados.

CONCLUSÕES:
Espera-se que através desta aula os alunos tenham assimilado melhor o referidos conteúdos, mas espera-se mais ainda mais, perceber como foi o comportamento e o aproveitamento dos mesmos frente aos processos tecnológicos utilizados, e que a partir deste começo, diante  da realidade colocada, nós professores aprendamos a organizar nossos horários adequando os conteúdos e pelo menos uma vez por semana levar estas crianças para  a sala de informática.

Fontes de Pesquisa para o desenvolvimento da atividade.


Sites:

ENDEREÇO DA WEBQUEST:  NAVEGANDO COM OS PEIXES:

Nenhum comentário:

Postar um comentário